quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Civilização creto-micênica

Foi nas ilhas do mar Egeu que começou a história da Grécia. Diz a lenda que houve um rei, de nome Minos, que governou uma dessas ilhas, a de Creta. Em Creta, o soberano era ele próprio um sacerdote, mas não era considerado um deus, como no Egito.

Por volta de 2000 a.C., havia na ilha de Creta aldeias de camponeses, cada qual com o seu chefe, que deviam obediência e pagavam impostos ao rei, cuja residência era o palácio. Em Creta existiam alguns gigantescos palácios, sendo que um dos mais ricos e conhecidos era o de Cnossos.

O palácio possuía: armazém, onde eram guardados jarros e vasos contendo frutas, cereais, óleo e vindo (essas reservasvinham dos impostos pagos pelos camponeses); sede administrativa, onde os escribas escreviam em pequenas tábuas de argila a quantidade e o nome das riquezas acumuladas no palácio; casas reservadas aos numerosos funcionários do rei, que cuidavam da fiscalização e da aplicação da justiça; e também oficinas reais, onde os artesãos faziam artefatos em cerâmica, porcelana, e metais preciosos. As reservas acumuladas nos armazéns do palácio serviam para alimentar a população do mesmo, pagar os funcionários, os artesãos reais e os religiosos, que também viviam ao redor do palácio.


Por volta de 1750 a.C., parece ter ocorrido uma catástrofe que interrompeu o crescimento de Cnossos e de outros palácios. Além disso, a ocupação da ilha de Creta pelos aqueus, um povo indo-europeu vindo da Grécia Continental, contribuiu para o declínio do poder dos reis.


Os aqueus entraram em contato com os cretenses e aprenderam as técnicas de agricultura e navegação, além da escrita. Eles também construíram palácios. Mas estes, ao contrário daqueles dos cretenses, foram erguidos em lugares monstanhosos e fortificados, já prevendo possíveis ataques de inimigos. O mais famoso palácio foi o de Micenas. Entre os aqueus, o palácio também era residência do rei e centro de poder e de riqueza.


Essa época é chamada de Creto-Micênica devido ao florescimento das civilizações de Creta e de Micenas. Por volta de 1200 a.C., um outro povo indo-europeu, os dórios, ocupou a Grécia, desta vez fazendo uso de muita violência. Os palácios aqueus foram destruídos pelos invasores e não foram reconstruídos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário