quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Os jogos olímpicos

Os gregos acreditavam que os seus deuses tinham poderes incriveis, eram imortais e dominavam as forças da natureza. Para homenageá-los, faziam festas regularmente. Uma dessas festas eram os famosos jogos olímpicos.
Na grécia antiga, os jogos olímpicos ocorriam de quatro em quatro anos. Essa grande festa grega aconteceu pela primeirva vez em 776 a.C., na cidade de Olímpia.
Os jogos eram uma homenagem a Zeus, o mais respeitado dos deuses gregos. Por isso, quando se aproximava a data de sua realização, as guerras eram interrompidas em todo o mundo grego. Os habitantes de todas as cidades podiam viajar para Olímpia livremente, sem medo de serem atacados ou presos. Era um sacrilégio atacar um atleta que se dirigia a Olímpia ou entrar com algum tipo de arma no lugar em que se realizava a grande festa.
Inicialmente, o espetáculo acontecia numa espécie de campo de luta. Com o tempo, passou a ser realizado no ginásio, um centro esportivo murado, destinado a todos os tipos de competição e equipado com banheiros e vestiários.
As modalidades esportivas eram variadas. Havia a corrida a pé, a corrida com armas (disputadas no estádio), a corrida de cavalos, a corrida de carros puxados por cavalos (no hipódromo). Além disso, ocorriam também as lutas corporais, o arremesso de disco e o de dardo.
Os vencedores ganhavam uma coroa feita com folhas de louro e eram recebidos com enorme entusiasmo na volta à sua cidade natal, onde erguiam-se estátuas em homenagem a eles. As olímpiadas gregas continuaram por quase mil anos.

Corrida de Bigas

Nenhum comentário:

Postar um comentário