quarta-feira, 26 de agosto de 2009

A religião


Os gregos, assim como muitos povos antigos, acreditavam em vários deuses. Eram, portanto, politeístas. Julgavam que seus deuses viviam no alto do Olimpo, a montanha mais alta da Grécia, com cerca de 2 mil metro de altura. Por isso a palavra Olimpo passou a ser sinônimo de céu, lugar onde reina a felicidade.
Os deuses gregos eram semelhantes aos seres humanos: guerreavam entre si, sentiam ódio, ciúmes, inveja, casavam-se, tinham filhos etc. Os gregos acreditavam que os deuses podiam tanto favorecer quanto prejudicar os seres humanos. Por isso, quando precisavam de ajuda ou queriam aplacar raiva de um deus ou deusa, ofereciam-lhes presentes, orações, festas. Quando tinham um problema sério, consultavam os deuses em busca de uma orientação.

Os deuses gregos eram eternamente jovens. E, além de se casarem entre si, casavam-se também com os mortais. Os filhos desses casamentos eram chamados de heróis. Entre os mais famosos heróis gregos estão Hércules, Jasão, Prometeu, Édipo e Perseu. Suas histórias chegaram até nos por meio de mitos.
Mitos são relatos por meio dos quais um povo tenta explicar a origem do mundo, dos seres humanos e de fenômenos naturais, como a chuva,  ageada, os raios etc. O conjunto de mitos recebe o nome de mitologia. A mitologia grega é rica e variada.
Um mito grego conta que Prometeu roubou o fogo celeste para ofertá-lo aos homens. Por isso, foi condenado por Zeus a ficar acorrentado no alto de um rochedo, onde todos os dias um pássaro vinha comer-lhe um pedaço do fígado. A história, no entanto, tem final feliz: Prometeu foi salvo por um outro herói, de nome Hércules, cuja fama se deve à sua enorme força.
Já Édipo ganhou fama devido à sua inteligência. COntam que a cidade de Tebas vivia aterrorizada por uma Esfinge, que devorava todos aqueles que não conseguissem decifrar seu enigma: "Qual o animal que anada com quatro patas ao amanhecer, duas ao meio-dia e três ao entardecer?". Édipo acertou respondendo o homem, que quando bebê engatinha, quando adulto caminha ereto e, quando ido, apóia-se numa bengala para caminhar. Com isso, a Esfinge morreu e Édipo foi transformado e herói de Tebas.
A fama de Perseu deve-se ao fato de ter conseguido matar Medusa, mulher monstruosa, cujos cabelos eram feitos de serpentes e que tinha o poder de transformar em pedra qualquer pessoa para quem ela olhase.

Nenhum comentário:

Postar um comentário