quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Filosofia

O clima de liberdade e debates políticos existente na maioria das cidades gregas favoreceu o aparecimento de estudiosos, conhecidos mais tarde como filósofos.

Estessábios esforçavam-se para encontrar explicações para tudo o que existe. Desse esforço dos antigos gregos nasceu a Filosofia, que em grego quer dizer "amor à sabedoria". Entre os principais filósofos gregos da época, estão Sócrates (470-399 a.C.), Platão (427-347 a.C.) e Aristóteles (384-322 a.C.).

Sócrates não deixou nada escrito. Suas principais ideias chegaram até nós por meio de seu discípulo Platão. O método usado por Sócrates era dialogar com as pessoas sobre o assunto que elas acreditavam conhecer. Em seguida, por meio de perguntas inteligentes, ele mostrava que as "verdades" em que o outro acreditava eram ilusórias.

Ao inicar um diálogo, Sócrates dizia: "Só sei que nada sei". Com isso, ele estava dizendo que o ponto de partida para conhecer um assunto é reconhecer que o ignoramos. O passo seguinte do seu método era formular um conceito daquilo que estava sendo debatido. Ele se preocupou com a construção dos conceitos de justiça, de beleza, de felicidade.

Por sua coragem em discutir os assuntos nas ruas e em praça pública, Sócrates logo tornou-se muito conhecido em Atenas. Isso lhe trouxe um sério problema: foi acusado pelos governantes de corromper os jovens com suas ideias e de não crer nos deuses da cidade. Assim, por nã concordar com a moral religiosa vigente, Sócrates foi condenado e morto.

Platão, aluno de Sócrates, fundou em Atenas uma escola de filosofia chamada Academia. Assim como seu mestre, Platão também se preocupou com questões morais. Para ele só seria possível melhorar a moral dos individuos se reformássemos também a sociedade.



Platão foi o criador da palavra ideia (eidos). Para ele havia o mundo dos fenômenos (ilusório) e o mundo das ideias universais (verdadeiro). Esse mundo das ideias é habitado pelas ideias universas de Verdade, Bondade, Bem, Felicidade, Coragem, Justiça. A mais importante de todas, para Platão, é a ideia de Bem.

Platão era totalmente contrário à democracia ateniense, pois, segundo ele, o homem comum não estava preparado para governar e era incapaz de tomar decisões políticas apropriadas. Para ele, os filósofos é que deveriam governar a cidade.

Aristóteles foi aluno de Platão e frequentou durante muito tempo a sua Academia. Ele dedicou-se aos mais diferentes campos de conhecimento. Produziu trabalhos importantes na área da física, da botânica, da zoologia, da química, da astronomia e da política.

Aristóteles rejeitava o mundo das ideias criado por Platão e considerava que só é possível verificar a validade de uma ideia por meio da experiência. Para Aristóteles o homem é um "animal político", ou seja, para ele, mais importante do que a família é o convívio humano em sociedade; enfim, a participação na política da cidade.

Por sua contribuição variada e rica, Aristóteles é considerado um dos mais influentes filósofos gregos.

A preocupação dos gregos em refletir constantemente sobre o mundo e os seres humanos contribuiu bastante para o avanço da ciência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário